top of page

Segundo a Anatel, São Gabriel do Oeste está entre os poucos municípios com cobertura 5G no Estado

Levantamento destaca São Gabriel do Oeste entre os 12 municípios pioneiros com cobertura 5G em MS. Avanços tecnológicos marcam o caminho para maior conectividade no Estado.

Apenas 12 municípios de MS têm acesso à rede 5G - (Thalya Godoy / Jornal Midiamax)
Apenas 12 municípios de MS têm acesso à rede 5G - (Thalya Godoy / Jornal Midiamax)

Nesta terça-feira (10), foi divulgado um levantamento que coloca Mato Grosso do Sul no mapa da exclusão digital. De acordo com dados disponibilizados pelas operadoras à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), cerca de 1,16 milhão de pessoas no estado não têm acesso à rede 5G, representando 47,72% da população.


Dos 79 municípios, apenas 12 recebem sinal 5G, e São Gabriel do Oeste está entre os poucos que já contam com essa tecnologia.


Os municípios com cobertura incluem Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Aquidauana, Paranaíba, Naviraí, Corumbá, Ivinhema, Maracaju, Chapadão do Sul e, claro, São Gabriel do Oeste. No entanto, o cenário geral é alarmante, com uma estagnação significativa na expansão do sinal tanto em áreas urbanas quanto rurais.


Para nós, em São Gabriel do Oeste, estar entre os municípios com cobertura 5G é motivo de orgulho e demonstra nosso compromisso com o desenvolvimento tecnológico. No entanto, o levantamento também nos alerta para os desafios enfrentados por grande parte do estado. Cerca de 251.536 moradores da área rural não têm acesso a nenhuma das tecnologias móveis (3G, 4G ou 5G).


Isso coloca Mato Grosso do Sul em 20º lugar no ranking de conectividade rural do Brasil, acima apenas de estados como Tocantins, Acre e Amazonas. Apenas 27,10% da população rural tem acesso à cobertura.

O documento aponta ainda que 273 mil moradores, tanto em áreas rurais quanto urbanas, não têm acesso ao 4G.


Municípios como Vicentina, Alcinópolis, Figueirão, Jateí, Rio Negro e Taquarussu não recebem sinal da Claro, enquanto Figueirão, Japorã e Paranhos estão sem cobertura da Vivo. Ao todo, existem cerca de 23,5 mil moradores em 62 localidades do interior sem acesso ou com acesso precário às tecnologias móveis, distribuídos em 37 dos 79 municípios do estado.


Pesquisa Revela Problemas Estruturais

Uma pesquisa de campo realizada por meio de questionário foi enviada às 79 prefeituras do estado, das quais 30 responderam. Pelas respostas, avalia-se que 53,3% dos municípios agendam áreas urbanas sem sinal de celular, e 96,7% da população enfrenta dificuldades frequentes com os serviços de telefonia móvel.


As principais queixas incluem:

  • 82,1% relatam sinal fraco;

  • 57,1% mencionam interferências ocasionais;

  • 32,1% apontam chamadas com falhas;

  • 25% de reclamação de falha na internet.


Das prefeituras que participaram da pesquisa, 16 contam com distritos, e dos 25 distritos consultados, 68% indicaram que não há sinal de celular em toda a área densamente populosa da região.


Requerimento à Anatel

Esse levantamento foi realizado pelo deputado estadual Pedro Pedrossian Neto (PSD), que apresentará um requerimento à Anatel solicitando informações planejadas sobre os planos de investimento e cronogramas de ampliação da cobertura de telefonia móvel e internet no estado. A justificativa é clara: Mato Grosso do Sul “sofre verdadeiro 'apagão' em se tratando de cobertura de telefonia móvel e internet, principalmente em municípios do interior e seus distritos relevantes”.


O texto pede que a Anatel forneça:

  • Planos de investimento atualizados para as tecnologias 5G, 4G e 3G nos municípios do estado;

  • Cronogramas aprovados para ampliação da cobertura, inclusive na área rural;

  • Relatórios de cumprimento de metas contratuais pelas operadoras para identificar eventuais vazios de cobertura no estado.


FONTE: Anatel e Jennifer Ribeiro | Jornal Midiamax

Comentários


  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Tópicos
  • Youtube
  • Linkedin
  • TikTok

Sua participação é muito importante para construir a cidade que queremos, entre em contato e vamos conversar!

Contate-me

Copyright©2026 Leocir Montagna 

branding e estratégia.png
bottom of page