Recebemos a Semadesc e avançamos em parcerias para fortalecer o viveiro de mudas nativas de SGO
- prefeitoleocir
- 23 de jan.
- 2 min de leitura
Visita técnica discutiu melhorias, ampliação da estrutura e novas ações ambientais no município.
São Gabriel do Oeste recebeu, na última terça-feira (20), a visita do secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta, ao viveiro municipal de mudas nativas. A agenda teve como foco conhecer de perto a estrutura do viveiro e avançar no diálogo sobre parcerias voltadas à melhoria, modernização e ampliação do espaço.
Acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Adão Rolim, Beretta percorreu as instalações e conheceu o trabalho realizado na produção de mudas do bioma Cerrado. Atualmente, o viveiro cultiva 14 espécies nativas, como guavira, tarumã, ipês e jacarandás, utilizadas em ações de reflorestamento urbano e rural no município.
Reconhecido como o maior produtor de mudas nativas de Mato Grosso do Sul, o viveiro municipal atende às demandas ambientais de São Gabriel do Oeste e também de municípios da região, além de disponibilizar mudas à população. Entre as espécies produzidas estão ipês, jatobás, cumbarus, guanandis, aroeiras e carobinhas.
Durante a visita, destaquei a importância estratégica do viveiro para o desenvolvimento sustentável do município e apresentei dados sobre o crescimento de São Gabriel do Oeste, além de demandas voltadas ao fortalecimento das políticas ambientais e econômicas. O diálogo com o Governo do Estado buscou alinhar investimentos e apoio técnico para ampliar a capacidade da unidade.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Adão Rolim, ressaltou o papel ambiental e regional do viveiro.
“É um patrimônio de São Gabriel do Oeste. O que é produzido aqui contribui diretamente para o reflorestamento, a arborização urbana e a preservação ambiental em toda a região”, destacou.
O viveiro conta com laboratório de sementes, câmara fria, poço artesiano de alta vazão, casa de germinação, pátios de condução e rustificação, sistema de irrigação, bancadas móveis, sombrite e equipamentos para coleta de sementes, garantindo qualidade e eficiência na produção.
Mesmo com uma estrutura consolidada, a gestão municipal segue trabalhando para buscar novos investimentos e parcerias, assegurando a manutenção, modernização e ampliação do viveiro, como parte de uma política ambiental responsável e alinhada ao desenvolvimento sustentável de São Gabriel do Oeste.











Comentários