top of page

São Gabriel do Oeste cria 225 novos empregos em agosto e ultrapassa 880 vagas formais em 2025

Nos consolidamos entre os principais polos industriais de Mato Grosso do Sul, com crescimento contínuo no mercado de trabalho.

ree

O mercado de trabalho em São Gabriel do Oeste segue em ritmo de crescimento.De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pela Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), o município encerrou agosto de 2025 com saldo positivo de 225 novas vagas com carteira assinada, resultado de 785 admissões e 560 desligamentos.


Esse desempenho coloca São Gabriel do Oeste entre os cinco municípios que mais geraram empregos no Estado, ao lado de Campo Grande, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo e Dourados.


O setor industrial foi o grande destaque do período, responsável por mais de 117% do saldo total, impulsionado principalmente pelos segmentos de abate de suínos e bovinos, que seguem em expansão. O crescimento também se refletiu nos setores de serviços (12%) e construção civil (3,1%), enquanto o comércio e a agropecuária mantiveram estabilidade.


Durante a divulgação dos dados, destaquei:

“São Gabriel do Oeste é uma cidade empreendedora, que acredita no trabalho e segue criando condições para que nossas empresas cresçam e mais famílias tenham acesso ao emprego e renda.”

(Foto: Reprodução / FIEMS)
(Foto: Reprodução / FIEMS)

Destaque estadual

O bom momento de São Gabriel do Oeste reflete uma tendência observada em todo o Estado. De janeiro a agosto deste ano, o setor industrial de Mato Grosso do Sul criou mais de 12,2 mil empregos formais, o equivalente a 41% de todas as vagas abertas no período, segundo levantamento do Observatório da Indústria da Fiems.


Entre os municípios que mais contribuíram para esse resultado, São Gabriel do Oeste aparece com saldo positivo de 883 empregos industriais, ocupando posição de destaque ao lado de Inocência (+2.336), Campo Grande (+2.249) e Nova Alvorada do Sul (+1.044).


Os principais segmentos que impulsionaram o crescimento estadual foram construção de edifícios (+4.636 vagas), abate de bovinos (+1.721), abate de suínos (+812), fabricação de álcool (+808), obras de terraplanagem (+643) e fabricação de celulose (+530).


Segundo o economista-chefe da Fiems, Ezequiel Resende, o resultado mostra a força da indústria sul-mato-grossense, que encerrou agosto com mais de 170 mil trabalhadores formais diretamente empregados, distribuídos entre os setores de transformação, construção, serviços industriais e mineração.


(Foto: Reprodução / FIEMS)
(Foto: Reprodução / FIEMS)

Compromisso com o desenvolvimento local

Esse cenário reforça o trabalho que temos realizado em São Gabriel do Oeste para garantir um ambiente favorável ao crescimento, com infraestrutura adequada, segurança jurídica, incentivo ao empreendedorismo e capacitação de mão de obra.


A parceria com instituições como o Sebrae, FIEMS, SESI e SENAI tem sido essencial para aproximar a qualificação profissional das demandas do setor produtivo.

“Estamos fortalecendo nossa economia com planejamento e responsabilidade. Cada novo emprego gerado representa mais dignidade e qualidade de vida para as famílias são-gabrielenses. Esse é o nosso compromisso: fazer de São Gabriel do Oeste uma cidade que cresce com oportunidades para todos.”

São Gabriel do Oeste segue no caminho certo, crescendo, atraindo investimentos e mostrando que desenvolvimento se constrói com trabalho, união e visão de futuro.

Comentários


  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Tópicos
  • Youtube
  • Linkedin
  • TikTok

Sua participação é muito importante para construir a cidade que queremos, entre em contato e vamos conversar!

Contate-me

Copyright©2026 Leocir Montagna 

branding e estratégia.png
bottom of page